Na era atual, os dados são considerados o novo petróleo e a sua empresa deve saber como proteger bem esse tesouro!
No mês de outubro o Facebook comunicou que mais de 30 milhões de usuários tiveram os dados roubados devido a uma falha que deixavam essas informações vulneráveis.
A companhia afirmou estar trabalhando no problema, mas não descarta a hipótese de novos ataques em escala menor.
Notícias envolvendo hackers e cyber ataques estão cada vez mais frequentes. Há alguns anos também vem crescendo o número de casos de sequestro de dados corporativos. Empresas de pequeno e médio porte, na sua grande maioria, acabam por não investir em segurança e se tornam alvos de ações criminosas que roubam os dados e exigem o resgate para restabelecer o acesso.
Isso mostra que não importa o tamanho ou segmento da sua empresa: a segurança da informação é essencial!
É necessária uma estratégia personalizada para cada empresa. Porém existem algumas regras básicas para disponibilizar as informações de forma segura:
Diminuir o risco de ameaças externas é o primeiro passo para proteger os seus dados. Por isso, é imprescindível a instalação de programas que barram qualquer tentativa de acesso às informações que não venham de dentro da sua companhia;
As informações devem estar disponíveis somente para pessoas autorizadas, de acordo com a alçada e a necessidade de acesso a esses dados para desenvolvimento do seu trabalho;
Para garantir a integridade dos dados originais, é preciso desenvolver um planejamento eficiente. Isso envolve desde a arquitetura de sistemas até o monitoramento constante dos mecanismos de segurança.
Imagine se a qualidade da informação existente na sua empresa fosse comprometida? O impacto que isso causaria na sua área de operações, atendimento e até financeira? O prejuízo seria enorme!
O planejamento estratégico da segurança da informação é assunto importante e que deve ser desenhado por profissionais especializados. É preciso levar em consideração todas as alternativas tecnológicas, criar políticas de segurança, definir normas e estabelecer regras de utilização dos sistemas.